Vane ganha mais um prêmio e FICC mostra Viv-A-rte em Conferência‏ Mundial

Projetos Sociais são premiados e reconhecidos
Arquivo/JBO/Mauricio Maron

O município de Itabuna está entre os 100 municípios brasileiros que se destacam na eficiência de políticas públicas de combate às drogas, através de campanhas e ações culturais e esportivas para inserção e reintegração sociais. O reconhecimento é da Associação Nacional de Prefeitos e Vice-prefeitos do Brasil (ANPV) e da Frente Parlamentar Mista dos Municípios (FREMAPREV), que avaliam gestões municipais em quatro eixos: sustentabilidade, meio ambiente, segurança pública e combate às drogas.

No próximo dia 21, o prefeito Claudevane Leite participa, em Brasília, da cerimônia de premiação que reúne autoridades nacionais e internacionais atuantes na defesa da cidadania.

Citado como referência no combate às vulnerabilidades de crianças e jovens, tanto no plano da diminuição dos casos de violência, quanto na proteção da saúde e prevenção de doenças, o prefeito Claudevane Leite destaca que as ações de proteção aos jovens e adolescentes foram desencadeadas, a partir de sua posse, em 2013, pelo macro programa “Itabuna: Uma Cidade de Paz”. O programa envolve a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer.

Ao longo de três anos e quatro meses, o município de Itabuna tem promovido ações como o Programa de Agentes Culturais em Áreas de Interesse Social (PACAIS), através do qual mantém em funcionamento as unidades da “Casa das Artes” e o Viv-A-rte (ambos administrados pela FICC) e o projeto “Bom de Bola, Melhor na Escola”, mantido pela Secretaria de Esportes e Recreação.

Atualmente, o programa Viv-A-rte atende gratuitamente a 2 mil adolescentes, com uma equipe formada por uma arte-educadora, duas enfermeiras, uma orientadora pedagógica, uma educadora física, uma psicóloga e 27 educadores sociais. O programa faz o encaminhamento e o acompanhamento dos adolescentes para serviços de saúde e mantém parcerias com a Vara da Infância e da Juventude, com a Polícia Militar, instituições religiosas, escolas, etc. Entre os cursos oferecidos, alguns dos mais procurados são os de futebol de salão, basquete, dança, capoeira e artesanato.

Na segunda-feira, 9, o prefeito Claudevane Leite se reuniu com representantes da FICC para ter conhecimento detalhado dos dados que serão apresentados em Brasília a título do enfrentamento das vulnerabilidades infanto-juvenis. Estiveram presentes ao encontro, o vice, Wenceslau Júnior, a presidente da FICC, Nilmecy Gonçalves, a coordenadora do Viv-A-rte, Dayse Santos, e o deputado federal Davidson Magalhães.

Além da solenidade e premiação em Brasília, dia 21, outro evento, dia 22, em Curitiba, reconhece e valoriza as ações sociais e culturais empreendidas nos últimos anos em Itabuna. Na capital paranaense, considerada um dos polos mais influentes da cultura nacional, a FICC vai apresentar detalhes do programa Viv-A-rte, com destaque às práticas de prevenção de doenças e cuidados com a saúde junto aos jovens.  

A experiência foi selecionada para apresentação na 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (UIPES), organismo que tem uma estreita relação com a Organização das Nações Unidas (ONU) e com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Esta é a primeira vez que uma experiência grapiúna será debatida como modelo e referência em um evento internacional.

Nos últimos anos, na gestão do prefeito Claudevane Leite, a Prefeitura de Itabuna recebeu inúmeros prêmios de reconhecimento. A Controladoria Geral da União (CGU) lhe deu o selo de “Município mais transparente da Bahia”, na análise da aplicação e gestão de recursos públicos. A Revista Isto É, através de detalhada pesquisa nacional, posicionou Itabuna como a 12ª cidade de grande porte que mais investiu em Educação e Saúde.

Na semana passada, Vane Leite venceu o Prêmio Prefeito Empreendedor da Bahia, na categoria Desburocratização e Formalização, promovido pelo Sebrae. Por isso, representará ainda este mês em Brasília, os 417 municípios baianos, concorrendo na finalíssima nacional.